segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Por dentro do meu coração...(publicado com 1 semana de atraso)

Caros colegas e amigas

Há cerca de uma semana dei comigo a pronunciar de forma bastante emocional as perspectivas adquiridas pelos meandros da educação alternativa.
Dei por mim a exteriorizar uma grande mágoa, mal dirigida e constrangedora e nesse sentido decidi partilhar "para limpar" e para que tal não volte a acontecer.
Não se esqueçam (e é em vocês que penso) que o ensino alternativo é um compromisso e uma aventura. É dificil encontrar tutores perfeitos - os pais sabem bem o que querem para os seus filhos e nesse sentido os melhores tutores são os próprios pais. Alguém próximo, tal como um familiar ou amigo também pode ser bom. Normalmente há uma certa desconfiança na contratação de um tutor, por óptima que seja a pessoa devido ao envolvimento emocional da criança, tal como no ensino público. Lembrem-se que a forma como o conteúdo é apresentado às crianças decide em muito o sucesso do acto educativo.

Devo também acrescentar que o ensino público é uma mais valia para muitas familias em todo o mundo: que sonham que os seus filhos vão mais longe do que os próprios pais (falo de conhecimentos curriculares pertinentes e actualizados) muitas vezes as escolas públicas são tudo o que os pais conseguem alcançar para os seus filhos...

Criticar é bom, algo de novo nasce...mas a crítica também tem o outro lado - a destruição

E eu nesta idade e com a minha experiência  pretendo que vocês cresçam, tal como eu, sem ser preciso acumular mágoas - o ensino público não deve ser bode expiatório...há muitas pessoas a darem o seu melhor, que por vezes apenas precisam de uma palavrinha de conforto. Todas sabemos que é muito exigente o ambiente e as condições em que se trabalha no ensino público.

Mostrem também quem são...

Aos pais: pensem que sempre que quiserem contratar um educador vão encontrar um fruto de uma utopia, certo, mas acima de tudo um ser humano. Dêem espaço para se conhecerem...

Aos tutores: frequentem associações e tertulias, circulos de ensino, o que houver, para estarem em contacto com outros profissionais.  Os congressos do M.E.M e a Mel são optimos exemplos de uma aprendizagem alternativa para os pais e professores.




Sem comentários:

Enviar um comentário